segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O PODER É DO VENDEDOR

Você acha que vender hoje é o mesmo que era 20 anos atrás?

Pense em um vendedor de automóveis. Um cliente que tem R$ 30.000,00 para gastar em um carro, tem quantas opções para escolher? E alguém que procura um apartamento, quantas opções tem? E uma pessoa que precisa de uma televisão? O leque de escolhas para um mesmo produto é fator existente em qualquer ambiente de vendas. Isso é só para mencionar alguns dos desafios das vendas de hoje em dia.



Eu, como vendedor, vejo isso como uma tremenda oportunidade de destaque para aqueles que efetivamente são vendedores. Isso porque cada vez mais a diferença entre uma empresa vender ou não está nas mãos do profissional de vendas.



Pense comigo: Se para as empresas produtoras de bens de consumo, duráveis ou não, é possível quase que uma equivalência de qualidade, fica muito mais confortável para o consumidor escolher essa ou aquela marca simplesmente em detrimento do preço. Então porque as empresas ainda contratam vendedores, se basta fazer marketing para “aparecer” mais na mente do consumidor?

Em minha opinião é exatamente o oposto. Agora é que o vendedor deve ser um verdadeiro agente de negócios para as empresas, entretanto, mais do que nunca, esses profissionais devem estar treinados e munidos de informações o tempo todo. É como um serviço de inteligência, que entrega informações às pessoas mais preparadas da organização para que elas possam se utilizar dessas informações quando necessário para que estejam mais perto da conclusão de negócios do que os concorrentes.

Continuando nesse raciocínio, o vendedor de hoje deve se preparar diuturnamente sem esmorecer. E o que é se preparar? Estar preparado para que?

Preparar-se é tornar-se capaz de proporcionar aos clientes verdadeiras experiências ao adquirirem produtos e serviços que são representados por nós vendedores. Preparar-se para atingir os próprios objetivos e para concretizar o nosso próprio projeto de vida.

Vender não é mais uma questão de persuadir, o vendedor não pode mais se preocupar com a própria opinião. Vender passou a ser uma questão de compreensão, o profissional deve ter a habilidade de auxiliar seus clientes para que descubram dentro de si sensações.

É a era da informação e é com a informação que se obtém dos clientes (suas histórias) que é possível criar valor e promover algo extra que possa efetivamente fazer com que o cliente compartilhe de uma experiência, assim é possível estar um passo a frente dos concorrentes e isso vale para vender de um copo a um helicóptero.

Para atingir esse nível não basta mais somente fazer o nosso trabalho, precisamos acima de tudo vivê-lo como uma empolgante experiência para nossas vidas todos os dias.

Um comentário:

  1. Um vendedor de hoje têm que oferecer o bem para terceiro(s) como se fosse para ele próprio. Ele próprio não consumiria, não iria usufruir de um produto que não presta, vai perder um bom cliente , vender uma ilusão e cair no descrédito. Conhecer bem o produto, oferecer custo benefício para seu cliente é a chave do negócio, hoje ninguém compra sem antes saber do custo x benefício , vantagens sobre a concorrência, as condições de pagamentos e idoneidade da Empresa acho fatores primordiais. Reunindo todas estas informações acredito que a aquisição será a melhor possível.

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