terça-feira, 23 de novembro de 2010

SUPERE A SI MESMO

Qualquer pessoa sobre a Terra é dotada da capacidade de alcançar o que quer que DECIDA alcançar.

Ja dizia Dom Helder Camara:" Feliz daquele que sabe que é preciso mudar tudo para continuar sendo o mesmo". Esse pensamento encerra um profundo conhecimento sobre o ser humano, e vindo de quem veio não poderia ser diferente.

E o que é mudar tudo?

E o que significa continuar sendo o mesmo?

Creio que as principais mudanças referem-se diretamente ao comportamento que dispenso às situações que se apresentam diante de mim, estou convencido de que esse comportamento está ligado de maneira estreita com o projeto de vida que tenho para mim e que deve conduzir, dia após dia, a minha escalada para a felicidade e a plenitude.

A companhia para a qual eu trabalho deve ser parte desse projeto, caso contrário, estarei perdendo o meu tempo.

Saber o que quero ajuda, e muito, na superação de dificuldades que, a maior parte das vezes, é imposta pelo maior dos impostores que me rodeia: Aquele que eu vejo quando me olho no espelho. Isso mesmo! O meu maior inimigo sou eu mesmo e minha resistência a um dos mais importantes males presentes na vida de qualquer ser humano normal: a resistência à frustração. Ela que me impediu de conquistar aquela garota linda na adolescência, ela que me impediu de abordar aquela pessoa chave que poderia mudar o rumo da minha vida, ela que me impede de me expor ao risco tão necessário a quem deseja extrair da vida os dividendos apelidados de louros.

Saber por que eu quero torna o caminho mais fácil, faz os obstáculos menores e encurta o caminho.

Empresas, diante de nós há homens e isso precisa ser redescoberto. Não adianta entregar a homens que não conhecem a si mesmos, técnicas para que sejam utilizadas em favor da organização.

É preciso preparar o terreno antes da semeadura, nesse caso, é preciso que o espírito do colaborador seja guiado pela imensa capacidade de construir e reconstruir da qual somente o ser humano foi dotado e que é oprimida tão logo ele toma consciência de si. Para extrair o melhor das pessoas é necessário, antes de tudo, compreender suas necessidades e desejos, assim, é possível gerar confiança e cooperação (exatamente como se faz para vender mais). Devo ser estimulado a ser melhor do que a mim mesmo ao invés de ser compelido a superar meu colega, pois suas capacidades e necessidades são muito diferentes das minhas!

É fundamental que eu use a emoção, que eu esteja apaixonado pelo que faço, ainda que eu esteja fazendo apenas para preparar uma mudança na minha vida.

Aprenda a criar paixão. Paixão traz vida para as pessoas e para as organizações, paixão cria resultados extraordinários. Basta que eu me lembre das minhas para constatar essa verdade. Tudo fica menos penoso. Tudo passa a fazer sentido!

O que separa o menino do homem não é a ausência de sonhos, ambos devem ter sonhos. Não é a curiosidade, ambos devem possui-la. Não é a brincadeira, porque bom humor faz bem à saúde. É apenas a responsabilidade, principalmente para saber a hora de desaprender o que deixou de fazer sentido e reaprender o que trará nova luz para o caminho.

Devo deixar um legado por onde passar.

Quando eu me descubro e enfrento os meus medos meu talento aflora, dessa forma a arte de vender, que hoje é muito mais complexa do que já foi, e exige do profissional a capacidade de criar sensações que conduzam o cliente a uma experiência torna-se mais natural, pois se eu consigo criar experiências para mim mesmo, farei isso com tranquilidade para aqueles que eu pretendo convencer, a eloquência vem da certeza, e só se pode ter certeza daquilo que se vive!

Escrevi esse texto em primeira pessoa com intenção de conduzir o leitor para dentro de si, única maneira que eu conheço de despertar o diretor e ao mesmo tempo protagonista de sua própria história de vida, VOCÊ!

MARCELO VIAL

Autor do livro: EU DECIDO MINHA VIDA

2 comentários:

  1. Excelente, você estava inspirado! Levar o leitor para dentro de si é fazer com que ele assuma o papel principal de conduzir sua própria vida!! ; )

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcelo. Todos os dias aos acordar o ser humano tem uma opção de decidir fazer diferente, de mudar sua vida!;

    Abs

    ResponderExcluir